segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Está semana nosso colégio ficou mais triste... Dizer adeus a uma pessoa tão querida, professora dedicada, amiga fiel, custa muito.

Profª Sandra Mara Matias Shambacler,

A UM AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

 



7 de Agosto – Dia do Funcionário de Escola
Nosso carinho e admiração a todos os funcionários de nossa escola: Abegail, Almerinda, Cleonice, Inês, Edina, Eliana, Terezinha, Silvana, Edgard.





O sapato chulezento de Cinderela

       Um dia Cinderela estava lendo as mensagens  no whatshap quando  chegou uma mensagem dizendo “ A noite haverá uma festa no castelo”. Já estava quase anoitecendo e Cinderela  na pressa calçou os sapatos de sempre, todo chulezento.
      Chegando lá foi logo dançar, e durante uma dança  perdeu  um par de sapato no meio da festa. Rapidamente todo salão ficou fedido,  o príncipe estranhou e chamou seus empregados.
     ___ Que fedor é esse?!
     ___ Não sei, Vossa Alteza!- Disse o Bobo da corte, escondendo um risinho.
     ___ Então vamos procurar de onde vem esse fedor!
    Eles procuraram e encontraram um salto alto todo fedorento. O príncipe chamou os cães farejadores e eles encontraram a moça, ele perguntou :
    ___ Você é dona desse sapato ?
    ___ Sim. - Disse a Cinderela já percebendo que seria a escolhida do príncipe.
    Então o príncipe olhou em seus belos olhos e disse:
    ___ Moça!!! Lave o pé!!!


Autores : 6º A    -     João Carlos Silva Junior-  Maria Clara Nogueira


Prof. Beth
FESTA JUNINA 2017
No mês de junho, o Grêmio Estudantil em conjunto com a direção e equipe escolar organizaram a tradicional Festa Junina. Foi uma festa muito animada, com brincadeiras, comidas típicas e não poderia faltar a quadrilha.




Jogos Escolares

Nos meses de abril e junho, os alunos atletas da equipe de futsal masculino participaram dos Jogos Escolares do Paraná. Os professores Alexandre, Marcos e Vilmara foram responsáveis pelos treinos e acompanharam os alunos durante o evento, que contou com a participação de escolas públicas e particulares do município e da região. Na fase municipal, as equipes A e B consagraram-se campeãs e, na fase Regional, disputada no mês de junho, as duas equipes conquistaram o 3º lugar. Para o Prof. Alexandre Sikorski, “a participação dos alunos nos jogos escolares é muito importante para os atletas, pois esta vivência ficará marcada na vida de cada um.”

Projeto de Leitura 
Desenvolvido toda terça e sexta-feira o projeto de leitura tem como objetivo despertar o interesse dos alunos. Durante 15 minutos, os alunos param suas atividades para ler seus livros preferidos.
Outra ação do Projeto é a compra dos livros pelos alunos, desta forma, além de  desenvolver a cultura de comprar livros, os alunos participam da gestão da escola.

“Vejo o Projeto de leitura como uma ótima oportunidade de aprimorar meus conhecimentos. Através da leitura é possível conhecer palavras novas e desenvolver a capacidade de interpretar situações cotidianas. Além de me ajudar nas atividades escolares a leitura me proporciona momentos de descontração, tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas. O Projeto de Leitura é eficiente porque desenvolve o conhecimento dos alunos tornando o aprendizado mais fácil”, relata a aluna  Maria Eduarda Garcia.