| Colégio Estadual Custódio Netto |
A ideia de sua instalação surgiu da necessidade de uma Escola de 5ª à 8ª séries para o bairro e para as proximidades, visto que o bairro fica distante do centro, o que tornava difícil o acesso dos alunos aos demais Colégios do Município.
As instalações da Escola foram ampliadas para acomodar as turmas de 5ª e 6ª séries. Houve então acomodação de duas Escolas, sendo que a Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla iniciou funcionando no período da manhã com turmas de pré- escola, 1ª à 4ª séries do 1º grau e também com duas turmas de 2ª série no período da tarde. A Escola Estadual Prof°. Custódio Netto funcionava na época com turmas de 5ª e 6ª séries no período da tarde. Em 1993 foi implantado o período noturno na Escola Estadual Profº. Custódio Netto, para funcionar de forma gradativa, iniciando com uma turma de 5ª série. Em 1997 a Escola Estadual Profº. Custódio Netto, a pedido da Comunidade passou a funcionar no período da manhã e a Escola Euclides Marcolla, no período da tarde.
A partir do ano de 1999 foi implantado o Ensino Médio, pela Resolução nº 916/99 de 26 de fevereiro de 1999, para funcionar de forma gradativa no período noturno, iniciando com 2 turmas de 1ª série e passou a chamar-se Colégio Estadual Professor Custódio Netto- Ensino Fundamental e Médio. A implantação aconteceu a pedido da Comunidade, visto que não havia um Colégio nas proximidades que oferecesse o Ensino Médio significando para os pais um custo elevado em transporte devido ao difícil acesso do Bairro ao Centro.
No ano de 2001, o Colégio Estadual Prof Custódio Netto, passou a funcionar na Rua Borba Gato, nº. 02, no Jardims Bandeirantes, num prédio novo, cedido pela Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, contendo as seguintes dependências: 06 salas de aula, laboratório de Química, Física e Ciências, 01 sala de Multiuso, área administrativa contendo: sala de direção, sala de Orientação, Secretaria, Sala de Professores, Biblioteca, Cantina, Sanitários, Quadra Poliesportiva.
A partir do ano letivo de 2002 foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio, no período diurno – matutino. O Ensino Médio foi reconhecido pela Resolução nº. 1831/04, do Diário Oficial nº. 6.733, de 04/06/04.
Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 480 alunos.